domingo, 13 de novembro de 2011

Reflexão sobre o texto - Using a wiki to evaluate individual contribution to a collaborative learning project

G. Trentin
Istituto Tecnologie Didattiche, Consiglio Nazionale delle Ricerche, Genova, Italy

No início do texto somos logo chamados à atenção para a importância da dimensão social que a aprendizagem colaborativa desenvolve consigo. Neste novo contexto, a aprendizagem colaborativa é fortemente implementada pela utilização das wikis como forma de desenvolvimento do trabalho, uma vez que permite o constante aperfeiçoamento do texto e dos conteúdos que são colocados.

Devidas às dificuldades encontradas pelo professor na avaliação da participação escrita e aprendizagem colaborativa no desenvolvimento da wiki, o texto desenvolvido por Trentin pretende ser um contributo para esse entendimento.

ESCRITA COLABORATIVA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA | O processo de escrita colaborativa estimula a reflexão, partilha de conhecimentos e pensamento crítico. Como este é um processo desenvolvido de forma assíncrona, os alunos têm maior oportunidade de rever o texto, de reflectir sobre o trabalho desenvolvido, desenvolvendo ainda mais as suas competências. No entanto, como qualquer processo, surgem também alguns obstáculos no processo de avaliação dos alunos, como a dificuldade da avaliação da contribuição de cada um para o desenvolvimento do artefacto produzido pelo grupo e nível de progressão de cada elemento.


WIKIS, ESCRITA COLABORATIVA E AVALIAÇÃO| Salienta-se o estudo desenvolvido sobre Network Technology e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, levado a cabo pela Universidade de Turim. Numa segunda fase do estudo pretendeu-se uma distribuição equitativa de tarefas pelos elementos do grupo, estimulando cada participante a participar em cada momento da construção do trabalho.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO UTILIZANDO A FERRAMENTA WIKI | A escrita colaborativa exige a organização do trabalho e o cumprimento de diferentes etapas para que o trabalho consiga equidade na sua distribuição.

a)       Numa primeira fase, o estudo individual dos materiais sugeridos de acordo com o tema e palavras-chave fornecidas pelo professor;

b)       Planificação conjunta do trabalho e divisão de tarefas. Definição do layout da homepage da wiki;

c)       Desenvolvimento das tarefas e das várias partes da wiki;

d)       Criação de links entre páginas e tópicos desenvolvidos de forma individual para que todos tenham conhecimento do texto dos outros;

e)       Peer review . partilhada por todos os elementos do grupo. É até desejável que uns leiam a parte de outros e procedam às respectivas correcções.


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA | São observados todos os contextos em que se desenvolveu o trabalho, quer numa vertente mais individual, quer mais colectiva. Torna-se importante a avaliação do processo de avaliação e níveis de contribuição. A avaliação individual da contribuição do aluno tem em conta quatro vertentes: a sua participação no fórum utilizado para a fase de planeamento, a revisão pelos pares, o desenvolvimento das ligações wiki e o desenvolvimento do conteúdo.


CONCLUSÕES DO TEXTO DE TRENTIM | O planeamento de uma atividade de avaliação implica a definição dos objectivos da avaliação, os meios e ferramentas para realizá-la e a forma de análise dos resultados obtidos, isto numa perspectiva transversal a qualquer modalidade de avaliação. No entanto, numa atividade de escrita colaborativa há, de acordo com o autor, três elementos a serem avaliados: o produto da escrita colaborativa, o processo implementado pelo grupo e a aprendizagem dos conteúdos disciplinares.

Sem comentários:

Enviar um comentário