domingo, 27 de novembro de 2011

"O seu, a seu dono" - reflexão sobre o m-learning

Quando pensei no caminho que deveria tomar a minha reflexão sobre o m-learning, confesso que o que me assomou de súbito foi esta frase, “O seu, a seu dono”, tão amplamente utilizada pelo povo.

De facto, o que pretendo clarificar é existe hoje, no processo de ensino/aprendizagem, espaço para diferentes e variados ferramentas de trabalho, na qual o m-learning também encontra eco. Quero com isto dizer que o PC, o PDA, o TABLET, o TELEMÓVEL podem assumir-se enquanto diferentes plataformas de aprendizagem que ao invés de se sobreporem umas às outras, se podem complementar.

É certo que o conforto proporcionado pela utilização de um pc portátil é indiscutível, mas a utilização de diferentes ferramentas depende do contexto em que as utilizamos e em particular do espaço em que ocorre essa aprendizagem. A mobilidade e a ideia que temos dela, parte do pressuposto que quanto mais “pequeno”, maior é a mobilidade que conseguimos. Senão vejamos, torna-se mais fácil desenvolver  aprendizagem, durante uma viagem de autocarro ou metro, ou sentados no paredão à beira-mar, utilizando um telemóvel, ao invés de utilizar um PC. Por outro lado, a utilização do PC numa biblioteca poderá ser mais adequada. Então, como já disse anteriormente, cada coisa no seu lugar. O seu, a seu dono.

Por outro lado, devemos pensar que a utilização de dispositivos móveis de menor dimensão, devemos ajustar o desenvolvimento de micro-atividades e o conceito deve ser esse mesmo – atividades mais reduzidas, com ficheiros mais reduzidos e que prevêem atividades micro mas igualmente potenciadoras de aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário